A 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, começa amanhã (5) e segue até o dia 25 de maio. O Dia D contra a influenza será neste sábado (5) quando 6 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes, estarão aptos a fazer a vacinação. Pernambuco tem a meta de imunizar, no mínimo, 80% do público total de 1,3 milhão de pernambucanos enquadrados nos grupos prioritários da ação: indígenas, gestantes, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde que atuam em serviços de referência para pacientes com influenza. Hoje a Campanha já se inicia no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
A vacina que será aplicada na população contém três vírus da influenza (dois sazonais – gripe comum – e o da pandêmica H1N1). A doença tem fácil proliferação (via fala, tosse, espirro, que espalha as secreções da infecção). Entre os sintomas comuns da doença, que dura entre uma a duas semanas, estão: congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia. “Nas crianças muito pequenas, idosos, população prisional e pessoas com quadros clínicos especiais, a influenza pode levar a uma pneumonia, por exemplo. O agravamento do quadro ainda pode provocar morte”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.
Para as crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, a vacinação acontece em duas etapas: após 30 dias de tomada a 1º dose, é preciso fazer a segunda aplicação. “Para as crianças que já tomaram a vacina no ano passado, o indicado é apenas uma dose neste ano”, reforça Ana Catarina.
Fonte e mais informações:Ne10
Nenhum comentário:
Postar um comentário